CONSULTAS ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

HISTÓRIA

DO INÍCIO

Em meados dos anos 80 o Sr. Jean Habib Machaalani, proprietário do conhecido Magazine São João na cidade de Ibitinga, já tendo sido Presidente da Associação Comercial de Ibitinga, mostrava interesse em iniciar em Tabatinga a primeira Associação Comercial, segundo relatos do Sr. Braz Geraldo Malaspina, na época, poucas empresas usavam efetivamente o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito em sua gestão ao cliente, fator que incentivava o aumento da inadimplência, tendo visto que, o consumidor que comprava na região e não pagava, nem sempre era incluso no SCPC, sujeitando assim, os demais estabelecimentos da região a liberarem o crédito para o mesmo, pois desconheciam seu histórico, tornando-se um giro sem fim. A única solução viável para a minimização deste problema e outros da época, era a formação de uma Associação Comercial em todas as pequenas cidades da região, pois na maioria das vezes as cidades dividiam os mesmos clientes, esse era um dos fatores primordiais que fazia com que alguns empresários idealizassem a abertura de uma Associação, no entanto, nesta década, tudo não passou de conversas e intenções que viriam a serem realizadas anos depois.

Em 1990 comerciantes de Tabatinga se uniram através do mentor Sr. Luiz Henrique Sgarbi e realizaram a primeira semana do freguês, um evento promocional realizado nos estabelecimentos com o intuito de aumentar as vendas oferecendo durante esta semana preços mais atraentes que de costume. Alguns meses após a realização deste evento, depois de alguns encontros informais para discussão que objetivava abrir uma Associação dos comerciantes, visto que os empreendimentos do município cresciam sem um órgão para representá-lo, este grupo de empresários tabatinguenses, deram assim início à ACIAT-Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Tabatinga, que teve essa nomenclatura, pois abordava a assistência não só ao comércio, mas também à indústria que crescia desde aquela época e ao setor agropecuário, que tinha a maior representatividade econômica de Tabatinga.

A PRIMEIRA DIRETORIA

A primeira reunião formal aconteceu em 03 de setembro de 1990, depois dessa, já foram realizadas mais de duas centenas de reuniões em mais de duas décadas entre os diretores que por aqui passaram, para tratar da gestão e desafios da entidade. Neste importante primeiro encontro esteve presente a primeira diretoria, composta pelos seguintes membros: Presidente: Marcos Antônio Zitelli, Vice-presidente: Luis Henrique Sgarbi, 1º Secretário: Mário César Morato, 2º Secretário: Dércio da Silva, 1º Tesoureiro: Paulo Jesu de Camargo, 2º Tesoureiro: Gilberto Ricardo Rosalino, Conselho Fiscal: Osvaldo Di Thommaso, Braz Geraldo Malaspina, Laurindo de Caíres, Suplentes:Nilton César Marciano, Tibério Mem, Osvaldo Raymundo, Conselho Deliberativo: Abrahão Pereira Malta, João Albino Beltrame, Evandro Lopes da Silva, Antônio Morato Filho, João José de Souza, Jorge de Souza Freitas, Sônia Aparecida Siqueira, Rene Munhoz, Sueli Etsuko FugiKata, Zilmar Salata.

Todos voluntários, idealizadores, providos de espírito de liderança e objetivando obter uma entidade que defendesse os interesses do empresariado local, assim como auxiliasse no desenvolvimento socioeconômico do município. Segundo relatos, um dos grandes incentivadores deste movimento, foi o Sr. Luis Henrique Sgarbi, que ocupou na primeira diretoria o cargo de Vice-presidente e que foi homenageado tendo seu nome intitulado à Sala de Eventos dessa instituição.

CONQUISTAS RELEVANTES

A ACIAT teve início há 25 anos com apenas uma funcionária e cerca de 10 associados, através de mais de duas décadas de trabalho focado, obteve várias conquistas e teve participações relevantes em acontecimentos importantes do município. Como a realização da primeira Feira do Bicho de Pelúcia de Tabatinga, a formação da CASEPI – Câmera Setorial de Produtos Infantis, A elaboração e luta para aprovação da Lei Municipal que regulamenta a realização de feiras no município, auxílio na elaboração e aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, deu início à cultura das Campanhas Promocionais para comemorar épocas festivas, decoração natalina de uma praça da cidade anualmente em apoio ao lazer do município, além de inúmeras outras ações de impacto.

ACIAT HOJE

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Tabatinga atualmente é uma instituição de credibilidade e respeito, vista pelos seus 240 associados, que representam 90% dos empresários locais, como uma fonte de apoio aos interesses destes empreendedores. Está localizada em um prédio novo desde novembro de 2014, com fachada anunciando seus parceiros, bem localizada no centro da cidade à Rua Catanduva n° 24, com layout e horário de atendimento estruturado para melhor atender seus associados, oferece ainda sala de eventos com capacidade para 100 pessoas, e um portfólio de produtos e serviços que visam atender às necessidades das empresas, independente do segmento ou tamanho, além de estar sempre buscando novos serviços a serem oferecidos. Dispõe atualmente em sua relação de serviços: papelaria(fotocópia, encadernação, plastificação, fax, scanner), plano de saúde empresarial, dois médicos que atendem semanalmente exames adminissionais e demissionais de funcionários, SCPC, Campanhas Promocionais, palestras, cursos, treinamentos, certificação digital, Programa Empreender, além de uma das suas funções mais importantes, que é a representatividade que a ACIAT oferece diante de todos as necessidades e problemas da classe empresarial. A Associação Comercial de Tabatinga possui parcerias fortes e de sucesso com entidades que possuem objetivos semelhantes como SEBRAE/SP, Prefeitura Municipal de Tabatinga, Câmara Municipal, FACESP e juntos, dão exemplo de união e associativismo. Atualmente a ACIAT possui o presidente mais jovem desde sua fundação, Sr.Marcelo Siminara Coura, fato que mostra o envolvimento das novas gerações com o associativismo. Os demais integrantes desta diretoria são: Vice Presidente-Marcos Rogério Chechi, 1° Tesoureiro-João Paulo Barleta, 2° Tesoureiro- Weslei Thiago de Lima, 1° Secretário-Márcio Kalaf Malaspina, 2° Secretária- Eliana Cristina Mocchetti, Conselheiros Fiscais: Jose Braz de Souza, Luiz Henrique Sgarbi e Ronaldo Barbist, Conselheiros Deliberativos: Suzelaine de Souza Malaspina Rossi, Ivete Pinto e Eleniza de Sousa do Vale Martineli. Portanto, é possível analisar através deste breve relato, que a luta e doação de tantas pessoas conseguiram e conseguem até hoje manter com eficácia esta entidade de suma importância para o desenvolvimento das empresas e da cidade de forma geral.


A ACIAT possui sua sede à Rua Catanduva, nº 24  - Vila Rossini.
Telefone: (16) 3385-1490 / 3385-2098 / 3385-1098.

Integrou sua Primeira Diretoria:
Presidente: Marcos Antônio Zitelli
Vice-presidente: Luis Henrique Sgarbi
1º Secretário: Mário César Morato
2º Secretário: Dércio da Silva
1º Tesoureiro: Paulo Jesu de Camargo
2º Tesoureiro: Gilberto Ricardo Rosalino

Conselho Fiscal:
Osvaldo Di Thommaso
Braz Geraldo Malaspina
Laurindo de Caíres
Suplentes:
Nilton César Marciano
Tibério Mem
Osvaldo Raymundo
Conselho Deliberativo:
Abrahão Pereira Malta
João Albino Beltrame
Evandro Lopes da Silva
Antônio Morato Filho
João José de Souza
Jorge de Souza Freitas
Sônia Aparecida Siqueira
Rene Munhoz
Sueli Etsuko FugiKata
Zilmar Salata

 



<< Voltar

Associação Comercial de Tabatinga
RUA CATANDUVA, , 24 - - VILA ROSSINI | Tabatinga/SP - 14910-000 - aciat_@hotmail.com
Imagem